quarta-feira, 6 de julho de 2011

Prefeitura apoia o resgate do movimento estudantil

Desde o início de 2009, a Coordenadoria de Políticas para Juventude, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, tem trabalhado na formação de grêmios estudantis nas escolas municipais. Atualmente são 11 grêmios em escolas municipais, dois em escolas estaduais e dois em escolas particulares.
Nas escolas, houve o trabalho de conscientização dos alunos sobre a importância de se organizarem em um grêmio, bem como o apoio em toda a estrutura das eleições que definiram os representantes dos alunos.
Em 2010, uma gincana entre os grêmios de escolas públicas e particulares e uma assembléia entre os representantes destes grêmios discutiu propostas de resgate do movimento estudantil na cidade com a formação da nova União de Estudantes Secundaristas. Foram eleitos 10 alunos que estão trabalhando na articulação entre os grêmios, com reuniões e eventos, preparando o caminho para a realização do 1º Congresso de Estudantes Secundaristas de Pouso Alegre, até final de 2011.
A União de Estudantes Secundaristas se reuniu, no último 5 de julho, para a eleição da presidência e das diretorias. Foi eleito Presidente o aluno David Augusto de Souza, da Escola Estadual José Marques de Oliveira, como vice, o aluno Wesley de Assis Costa, e como tesoureiro, o aluno Simei Alvarenga Wilhena, ambos da E. E. Presidente Arthur da Costa e Silva, como Secretária Geral, foi eleita a aluna Sabrina Kellen Pereira, da E. M. Pio XII, a Diretora de Comunicação é a aluna Débora Fernandes Aquino Teixeira da E. M. Dom Otávio, já o Diretor de Esporte é o estudante Thales Henrique Silva, da E. M. Anita Faria Amaral e Diretor de Cultura Emerson Pereira Martins, também da Estadual José Marques de Oliveira. Faltam ainda assumir as demais diretorias a aluna Brenda Gil Rodrigues, da E. E. Virgília Pascoal, Ana Clara Evangelista Santos, da E. M. Pio XII e Luana Kellen de Souza, da E. E. Monsenhor José Paulino.
“O movimento estudantil não se trata somente da realização de eventos. A nossa proposta é desenvolver um protagonismo jovem dentro das escolas, criando espaços para que os alunos possam sugerir propostas e participar ativamente nos projetos de melhoria da escola”, afirmou o Coordenador de Políticas para Juventude, Wagner Goulart.

Nenhum comentário:

Postar um comentário