quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Presidente do Conselho Municipal da Juventude desenvolve trabalho de monitora no Parlamento Jovem

Os deputados jovens da Escola do Legislativo Professor Rômulo Coelho, da Câmara de Pouso Alegre, estiveram em Belo Horizonte, na semana passada, para participarem do PJ Minas 2011. O objetivo do evento, que teve início no dia 19 de agosto, foi discutir propostas elaboradas pelos jovens de 16 cidades. O tema das deste ano é: “Drogas como prevenir.”

Depois de várias discussões e estudos, teve início a plenária final, onde foram escolhidas nove propostas para participarem do processo de votação. Após uma tarde inteira de debates, os estudantes chegaram a um documento com as propostas de políticas públicas consideradas prioritárias para o combate ao uso de drogas. Esse documento foi entregue ao presidente da Comissão de Participação Popular, deputado André Quintão (PT).

Entre as propostas aprovadas pelos estudantes para o combate às drogas, está o fortalecimento do Programa Saúde da Família, para orientar os familiares de dependentes químicos. Os alunos também sugeriram a criação de centros de lazer e reflexão, para o desenvolvimento de ações envolvendo usuários de drogas e seus familiares. Outra proposta é a veiculação de campanhas educativas, através dos meios de comunicação, sobre os perigos do uso de entorpecentes.

O documento final do Parlamento Jovem também propõe a elaboração de um calendário de seminários educativos para os professores, de modo que eles estejam preparados, para abordarem em sala de aula, a problemática social e a questão das drogas. Outras propostas aprovadas na plenária final são a criação de um serviço profissionalizante de adolescentes, de programas extracurriculares de conscientização nas escolas e de benefícios tributários para as empresas que contratarem ex-usuários de drogas.

A monitora do Parlamento Jovem 2011 de Pouso Alegre, Mônica Fonseca, comentou a relevância dos trabalhos desenvolvidos na Escola do Legislativo Professor Rômulo Coelho, que são de grande importância para os jovens que fazem parte deste projeto. “O aprendizado e as experiências vividas, não só no Parlamento Jovem como também na Escola do Legislativo, é um marco na vida de todos nós, contribui para o fortalecimento da consciência política e do verdadeiro exercício de cidadania”.

Mônica é a atual Presidente do Conselho Municipal da Juventude de Pouso Alegre desde 2009 e encerra agora seu mandato com brilhantismo, demonstrando grande idealismo e compromisso com a juventude, pois sempre se posicionou como legítima representante em todos os espaços de debate sobre políticas ao seguimento.
Fonte: CMPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário